Bouquet - peça fundamental em uma cerimônia de casamento

1

O bouquet de noiva simboliza vida, alegria e fertilidade e é peça fundamental em uma cerimônia de casamento. A noiva entra na cerimônia com o buquê nas mãos e joga-o durante a festa de casamento para as amigas solteiras: diz-se que quem pega o buquê da noiva, entre as amigas, será a próxima a casar.



O costume da noiva levar um bouquet durante a cerimônia de casamento inciou-se na Grécia Antiga. No entanto, naquela época, os bouquets eram feitos de ramos de ervas e alho para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado, garantindo, assim uma união feliz e duradoura.

Ramo de ervasa
Em Roma, por sua vez, era tradição a noiva levar um ramo de ervas, que tinha como significado fidelidade e fertilidade. Na Polónia, no século XVIII, o bouquet era salpicado com açúcar a fim de adocicar o temperamento das noivas. Com o passar do tempo, diferentes sociedades acrescentaram novos significados ao bouquet. Há não muito tempo, as ervas foram substituídas por flores. De início era usada apenas uma flor, posteriormente foram adicionados ramos com diferentes tamanhos e feitos de acordo com o gosto da noiva.

Atualmente, os bouquets possuem diferentes flores, cores e formatos, segundo o estilo do vestido e personalidade da noiva.Geralmente é feito de flores naturais em acordo com os tons da decoração da cerimônia. Mas, existem buquês de noiva de suculentas, de flores de tecido, de flores de papel, e de broches por exemplo.


Bouquet de Macarons

Bouquet de Origami


Os bouquets de noiva podem ser do tipo cascata, redondo ou braçada e devem ser escolhidos levando-se em consideração o horário, o local, a altura, o estilo da noiva e as suas cores preferidas.

Casamentos realizados durante o dia, em sítios, capelas, praia, residências, etc sugerem bouquets mais "leves", menores e redondos e, apesar da cor branca ser considerada a tradicional nos casamentos, o bouquet pode vir a ser confeccionado com flores do campo ou outras flores nobres coloridas (lírios, rosas, gérberas, etc) com acabamentos mais despojados . Já os casamentos realizados à noite,em igrejas, buffets, etc,podem contar com bouquets mais glamourosos, maiores e de cores mais fortes, com acabamento em cetim, pedrarias, etc.



A altura da noiva influi na escolha do bouquet para proporcionar um resultado visualmente mais harmônico, mas é a sua personalidade que irá determinar a escolha de um bouquet romântico, exótico, delicado, clássico, moderno, etc. Noivas mais baixas geralmente ficam muito melhores com bouquets redondos.





A escolha das flores de um bouquet é outro fator importante que merece toda a atenção da noiva. Tons de lilás, roxo e azul, conferem uma certa magia, pois são cores que sugerem tranqüilidade, espiritualidade, etc. O vermelho indica paixão e sedução.O rosa traz suavidade e delicadeza ao bouquet.Os tons de amarelo e laranja traduzem energia e vitalidade.O branco é pureza e sofisticação.



Ao escolher um bouquet segundo o estilo da noiva, as seguintes dicas podem ser seguidas:

Romântico: Bouquets estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa, pink, etc. Pode-se sugerir os tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.
Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas.
Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.
Clássico: Bouquets formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.
Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos.



Bouquet de broches


Bouquet de Origami

Bouquet de botões

Bouquet Vintage


Bouquet Vintage

Um comentário: